Pular para o conteúdo
Anúncios


Plano de Inteligência Artificial terá Supercomputador Desenvolvido no Brasil

Uma das cinco maiores do mundo, a supermáquina Santos Dumont faz parte da proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que será entregue ao presidente Lula nesta terça-feira (30).

Uma das ações do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) é o investimento em um supercomputador para o Laboratório Nacional de Computação
Científica (LNCC). Este supercomputador atenderá à demanda de pesquisas na área, tanto pelos centros de pesquisa como pela iniciativa privada.

Esse será um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, parte da estratégia de equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada e alta capacidade de processamento, alimentada por energias renováveis. Existe a proposta de batizar o supercomputador com o nome de Santos Dumont, inventor do avião.

Aprovação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA)

Anúncios


A proposta do PBIA foi aprovada nesta segunda-feira (29/7) pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e será entregue ao presidente Luiz Inácio

Lula da Silva nesta terça-feira (30/7), durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O PBIA foi encomendado por Lula no início deste ano ao CCT.

Eixos Principais do PBIA

As recomendações da proposta do Plano estão divididas em cinco eixos, com destaque para a Infraestrutura e Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), e a IA para a melhoria do Serviço Público e para a Inovação Empresarial.

Entre os objetivos estarão sendo desenvolvidos modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam nossas características culturais, sociais e linguísticas, para fortalecer a soberania em IA e promover a liderança global do Brasil em IA por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional.

Significado do Nome Santos Dumont para o Supercomputador

O nome proposto para o supercomputador dialoga com falas recentes do presidente da República. No dia 11 de junho, por exemplo, ao falar com estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática, Lula exortou os presentes a mudar o país e resgatar a autoestima criadora do Brasil.

A falta dessa autoestima contribuiu para que Santos Dumont, embora tenha realizado o primeiro voo autônomo com um aparelho mais pesado que o ar, perdesse a primazia de inventor para os irmãos estadunidenses Wright.

Reunião do CCT: Declarações de Luciana Santos e Rui Costa

Na reunião do CCT realizada ontem, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou sobre os temas em pauta na Conferência: “Este é um debate estratégico e que impacta diretamente no mundo e no Brasil as cadeias econômicas porque ao mesmo tempo que a inteligência artificial tem riscos, ela traz muitas oportunidades”, afirmou.

supermáquina Santos Dumont faz parte da proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

A ministra destacou que durante quatro meses foi feito um esforço de elaboração para a construção do plano, para que ele fosse apresentado durante a conferência, conforme pedido do presidente Lula. “Foi um processo muito participativo, com mais de 300 pessoas, muitas oficinas, conversas bilaterais com a iniciativa privada, especialistas, sociedade civil organizada, procurando fazer uma sinergia do ecossistema na direção de cuidar para que o Brasil possa garantir sua autonomia, sua soberania”, ressaltou.

“Esse esforço coletivo busca responder ao desafio do presidente Lula [de elaboração do Plano] em diversas áreas de informações sobre a inteligência artificial”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, presente ao encontro.

Contudo, o ministro também destacou que atualmente a divisão social do trabalho internacional se dá a partir da propensão do desenvolvimento tecnológico. “Um país que queira estar entre os primeiros lugares e garantir o bem-estar para o seu povo não pode abrir mão disso”, comentou.
5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesse sentido o principal fórum de debates sobre o futuro da ciência no país, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação começa nesta terça-feira (30/7) com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O futuro da IA e as recomendações de novas políticas ligadas a essa tecnologia serão abordados no encontro, que dará destaque a temas urgentes, como mudanças climáticas, transição energética, financiamento da ciência, políticas de apoio à inovação nas empresas, transição demográfica e outros.

Serão mais de 50 sessões de debates, além de sete plenárias. A previsão é que o encontro receba até 2.200 participantes por dia, além de mais de 2.000 virtuais.

As 3 Principais Inteligências Artificiais Atuais e Como Usá-las

  1. ChatGPT

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem que utiliza aprendizado profundo para gerar textos coerentes e contextualmente relevantes. Ele pode ser usado para atendimento ao cliente, criação de conteúdo, tutoriais e suporte técnico.

  1. Google Bard

O Google Bard é uma IA focada em auxiliar na criação de conteúdos criativos e artísticos. Ele pode ser utilizado por escritores, designers e profissionais de marketing para gerar ideias inovadoras e aprimorar seus trabalhos criativos.

  1. IBM Watson

O IBM Watson é uma plataforma de IA que oferece soluções avançadas para análise de dados e automação de processos empresariais. Empresas utilizam o Watson para melhorar a tomada de decisões, otimizar operações e oferecer serviços personalizados aos clientes.

Essas IAs representam avanços significativos na tecnologia e podem ser aplicadas em diversos setores, contribuindo para a inovação e eficiência em diferentes áreas de atuação.

*Fonte/ https://agenciagov.ebc.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *