Várias novidade lançadas pela Caixa e o governo federal, para quem deseja usar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foram anunciadas recentemente.
Entre as novidades, está a opção de realizar o saque digital, que é feito através do aplicativo FGTS, visando dessa forma evitar, que o trabalhador precise ir a uma agência bancária para sacar ou transferir os recursos.
Nesta postagem, iremos te ensinar como usar o app FGTS Saque Digital e realizar o procedimento já atualizado em 2022.
Quem pode efetuar o saque digital do FGTS?
Bem todos os trabalhadores que possuem o FGTS e têm valores liberados para saque após fevereiro de 2020 têm o direito de acessar o saque digital.
Vale lembrar, que atualmente, existem duas opções principais de saque do fundo, quais são: saque-aniversário, em que o trabalhador pode tirar uma parcela do FGTS a qualquer momento, e o saque-rescisão, que libera os recursos em caso de demissão sem justa causa.
Como fazer Saque digital do FGTS: passo a passo
1. Primeiro, é preciso que o trabalhador realize o download do aplicativo “FGTS”. Ele está disponível na loja de apps do seu smartphone: Google Play Store, para aparelhos Android, ou App Store, para aparelhos iOS.
2. Feito o download e instalado, é necessário criar um cadastro através do caixa.gov.br. Você será direcionado para esse site e terá que informar CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.
3. Um link de confirmação será enviado para e-mail que você cadastrou. Depois de clicar nele, você será direcionado de volta ao app.
4. Ao acessar o aplicativo, informar seu CPF e a senha cadastrada.
5. Já dentro do Aplicativo será requisitado que você confirme alguns dados relativos à sua atuação profissional. Nessa etapa é recomendado estar com a carteira de trabalho em mãos.
6. A seguir, você terá que aceitar um termo de condições e informar seu número de telefone. Os recursos do aplicativo serão liberados.
7. Clique em “Meus Saques” que é um botão laranja na parte inferior, depois em “minha conta bancária” e “cadastrar conta bancária”
8. Na tela seguinte, você poderá escolher entre informar uma conta na Caixa ou em outro banco.
9. Agora informe os dados da conta em que você deseja receber o seu FGTS e confirme os dados.
10. Seguindo esses passos em até 5 dias úteis o dinheiro estará na conta que foi indicada.
Imagem:Reprodução
Sobre o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
O FGTS é constituído de contas vinculadas, que são abertas em nome de cada trabalhador, no momento em que o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.
O que é o FGT
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi feito com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Assim no início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é então a soma desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Para maiores informações acesse o site oficial da Caixa e confira todas as informações onde você também encontra os canais oficiais para eventuais dúvidas.