Devido a pandemia da Covid-19 e ainda a instabilidade econômica ao qual o país vem enfrentando, vários estados e municípios vem adotando como medida de contorno a crise o Vale Gás para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que estão inscritas no programa Bolsa Família.
O botijão de gás de cozinha é um dos itens que teve maior aumento desde o ano passado, verificado nesse período quatro altas somente este ano de 2021.
Há ainda regiões onde as famílias precisam dispor de cerca de R$ 150 para conseguir comprar o gás de cozinha, assim, muitas famílias estão na condição de comprar o gás ou de comprar o alimento no mercado.
Vários governos estaduais estão liberando a medida, o primeiro foi Governo do Ceará que disponibilizou em um primeiro lote mais de 130 mil tíquetes em abril para mais de 184 municípios do estado.
Imagem: Crédit/Pixelbay
Para consultar se sua cidade está oferecendo o benefício, é necessário buscar contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.
O Estado do Maranhão também começa a conceder o vale-gás a população, o processo de triagem vem sendo feito pelos gestores estaduais, priorizando aqueles com renda zero e os demais em vulnerabilidade. Cada pessoa aceita passa a ter direito a três cargas, o que equivale a um botijão de gás de 13 quilos.
Leia Também:
>> Programa casa verde e amarela conheça e saiba os valores dos benefícios
>> Como Consultar seu CPF de forma online grátis
Ainda, vale lembrar que cada estado brasileiro possui suas próprias regras, e quem tem dúvida, basta procurar o CRAS mais próximo de você para conhecer o programa vale gás 2021. Nos estados do Maranhão e Ceará existem várias.
De uma forma geral, os beneficiários do bolsa família, que é o auxílio destinado à famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza (com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa), devem se dirigir até o Centro de Assistência Social de sua região.
Ou também podem ir prefeitura de sua cidade para se cadastrar.
Falsas informações, cuidado!
Notícias falsas tem sido disseminada, principalmente através das redes de mensagens sobre a liberação do vale em sua cidade ou estado.
Esteja atento, pois o Ministério da Cidadania não possui nenhum programa que oferece o vale-gás, a medida está sendo liberada pelos governos e municípios de forma independente, dessa forma, os cidadãos precisam buscar orientação com a prefeitura ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para verificar se o programa está disponível em sua localidade e assim adquirir o vale.
Tenha então sempre cuidado para não cair em golpes e ter os seus dados capturados, lembre-se procure sempre um órgão confiável e competente do seu estado e município para verificar a possibilidade solicitar o benefício.