Compra consciente sempre irá garantir o seu crédito
Crédito é algo indispensável na vida de qualquer pessoa, e isso vale para qualquer tipo de situação como por exemplo ter crédito na palavra, no compromisso assumido entre outros.
Contudo as vezes para saldar todas os créditos precisamos de dinheiro, e atualmente as condições econômica do pais esta passando por vários ajustes e deixando muitas pessoas em situações apertadas. Exemplo temos atualmente a reforma da previdência onde muito se discute e apresentam sérios problemas econômicos como a desestrutura do sistema da previdência.
Medidas vem sendo tomadas para contornar isso como também a liberação por parte do governo de benefícios dos trabalhadores como Pis/Pasep e o FGTS, anunciado recentemente uma cota de r$ 500,00 reais para saque do fundo de garantia.
Contudo ainda que bem vindas, não são solução imediata para a realidade de muitos trabalhadores que tem acumulados dividas que são maiores que as medidas anunciadas e que pouco irá ajudar. Assim faz-se necessário recorrer a outros meio, meios estes que auxiliem e não endividem mais o trabalhador, ou seja os intermináveis empréstimos e/ou faturas de cartão de crédito .
Publicidade
Pensando nisso queremos apresentar dicas para que você consiga controlar seu crédito em todos os sentidos e também ter um crédito extra para sair do aperto. contudo antes sempre tenha em mente que existe uma “máxima” que diz “nunca se deve gastar mais que o necessário”, por isso ao assumir um empréstimo lembre-se deve ser feito com responsabilidade, e apenas para ser usado em algo realmente necessário, pois senão irá acumular débitos ao invés de colher créditos.
Vamos então a algumas dicas sobre “Compra Consciente”, parece se fácil, mas na maioria das vezes o impulso fala mais alto e é justamente isto que queremos lhe apresentar para ajudar você a vence-lo.
Compra Consciente o que é?
Compra consciente vem se tornando no meio dos analistas econômicos um termo que se opõe à tendência do consumismo, ou seja ao invés de comprar o máximo de coisas porem sem necessidade, a compra consciente busca a reflexão, o porquê da compra.
Assim busca-se sempre refletir com as seguintes perguntas:
Será mesmo a compra necessária e/ou indispensável?
Você tem condições de pagar por essa compra?
Existe outras alternativa a essa compra?
Fazendo assim substitui-se o modo automático de comprar por impulso aplicando uma reflexão intensa de qual é o impacto e a necessidade daquela compra.
Fazendo uma compra consciente?
Comprar de forma consciente irá exigir uma mudança de hábitos, já que se trata de um processo e não de um único momento. Algumas atitudes para realizar um consumo consciente são essenciais e entre elas estão:
Eliminar gastos desnecessário
Saiba que nem tudo com o que você gasta é realmente necessário na sua vida. Então, faça uma avaliação honesta dos seus gastos e descubra o que pode ser eliminado sem prejudicar sua qualidade de vida claro!
Controle das movimentações financeiras
Gastos indefinidos e sem qualquer controle faz com que você perca a noção de quanto efetivamente está saindo do seu bolso. Cuide-se vale a pena fazer um controle de movimentações financeiras anotando tudo o que entra e que sai do seu orçamento através de planilhas físicas, como um simples bloco de anotação, porem atualmente, isso é possível com aplicativos que tornam tudo muito mais fácil e prático.
Priorizar compras à vista
Perceber literalmente o dinheiro saindo do seu bolso faz com certeza você refletir sobre aquele gasto. O cartão de crédito bem como outras formas a prazo podem estimular você a comprar mais do que deveria por ter a sensação de não estar pagando literalmente. Assim, comece a preferir o pagamento à vista como forma de consumir de maneira mais responsável.
Não gaste mais do que ganha
Fazendo um controle financeiro irá ficar mais fácil saber exatamente o quanto você tem disponível para gastar sem se comprometer com dividas. Analise o que tem e o que pode gastar dizendo a si mesmo ser esse seu lema de vida a parti de agora. Isso evita endividamento e, principalmente, a inadimplência, que faz você perder o crédito na praça e com aqueles que confiam em você.
Nada de compra por impulso
Como já falado um dos maiores vilões do consumo é o impulso. Seja racional reflita não é porque está em liquidação que você precisa disso ou daquilo, não é porque é novidade, nova tecnologia que você deve comprar. Seja equilibrado e faça tudo de forma consciente.
Por fim a compra consciente traz benefícios para seu orçamento, então seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil garantir que suas compras sejam responsáveis e seu crédito fique preservado diante de tudo e de todos.
Grande abraço!