Pular para o conteúdo

Aprenda com dicas simples, controlar sua vida financeira.

Anúncios


Quando o assunto é vida financeira, sempre estamos diante de um assunto delicado que envolve equilíbrio e muita organização para não sucumbir em eternas dívidas. O alerta se justifica diante a existência atualmente de diversas opções de cartões e condições de pagamento que podem influenciar na hora de fazer dívidas que podem ser desnecessárias.

Os maiores vilões que levam alguém a se perder em dívidas é o consumo de coisas desnecessárias, sendo muitas coisas desnecessárias compradas simplesmente pela oferta de em um apelo de cunho consumista da grande mídia.

Caso você esteja no vermelho financeiramente, traremos algumas que podem te ajudara ter um controle maior sobre suas finanças.

Uso responsável do cartão de crédito

É bastante comum que as pessoas atualmente utilizem cartão de crédito. Isso porque, são diversas opções com benefícios e vantagens tentadores ao consumidor. Contudo, é importante lembrar que toda essa praticidade pode custar caro.

Diante de tantas facilidades você pode ter a falsa impressão de conforto, comprando tudo e passando o cartão. Mas, é importante lembrar que logo a fatura chega para ser paga. Mesmo que existam opções de pagar a fatura de forma parcelada, isso tem custos e são cobrados juros altíssimos.

Anote com ordem de prioridade as despesas necessárias

Não há que se discutir que alguns gastos são inevitáveis, como alimentação, luz, água telefone, internet. Assim, a dica é listar todas as despesas que tem absorvido seu dinheiro ultimamente. Ao listar todas as despesas, separe as fixas e a partir dessas analise priorize as que são realmente necessárias.

Em quadro de economia instável beirando a crise financeira, é preciso abrir mãos de luxos e despesas que não são essenciais para sua rotina. Tudo começa a partir de gastos desnecessários que muitas pessoas se encontram em situações negativas financeiramente.

Para dividas já contraídas procure um acordo para salda-las

Não obstante ser mais difícil chegar a um acordo que seja bom para os dois lados, é uma oportunidade de conseguir acertas as dívidas. Assim, é possível que o acordo diminua o valor da dívida facilitando o pagamento.

Algumas opções de acordo podem garantir ao consumidor uma nova maneira de pagamento. Assim, é possível que o prazo para pagamento seja estendido, podendo facilitar no acertamento das dívidas.

Procure sem fazer reservas

Parece fugir a lógica e até parece contraditório, mas é preciso poupar para sair da situação emergencial financeira. Assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso poupar altos valores, mas poupar mensalmente mesmo que pouco, lembre-se” o habito faz o monge”

Habituar-se, na sua vida financeira, a ter uma rotina regrada desenvolvendo o habito de poupar pode ser extremamente importante para momento emergências de dívidas, por exemplo. Assim, é uma maneira de não ter sua renda totalmente comprometida por dívidas, mantendo seu sinal sem pré verde e nunca vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *