A senha do seu cartão seja credito ou debito, é a garantia de que seu dinheiro estará protegido no caso de cair em mãos erradas, daí a importância de sempre ter ela em segurança, pois muitas são as formas de subtração e você deve estar atento a todas elas, assim separamos algumas dicas que irão lhe ajudar a manter sua senha sempre segura contra os mais diversos tipos de ataques seja virtual ou real.
Dica 1 – Proteção das Senhas
Procure sempre memorizar sua senha, e para isso escolha sempre uma combinação que envolva números e letras, evitando combinações de presunção, ou seja aquelas obvias tais como data de nascimento, iniciais de telefone, data casamento, namoro, pois essas informações são facilmente conseguidas nos perfis de redes sociais ao se cadastrar em alguma plataforma online sem perceber você pode deixar o perfil que contem dados confidenciais no modo publico, visível a qualquer pessoa,

e ainda de forma alguma informe sua senha para ninguém procurando troca-la periodicamente.
Dica 2 – Ter Acesso fácil aos canais de administração para eventual necessidade de cancelamento
Procure sempre manter de forma acessível o numero de seu cartão junto com o telefone dos canais de atendimento do banco ou administradora do cartão. Os contados podem ser obtidos na fatura do cartão, atrás do próprio cartão ou no site oficial da emissora do cartão. É importante ter esses contatos e o numero do cartão disponível, pois em caso de roubo perda ou extravio, cancelar imediatamente o cartão evitando que seja utilizado em ações fraudulentas por pessoas mal intencionadas.
Dica 3 – Ao entregar o cartão a outra pessoa para proceder ao pagamento
Quando a compra for realizada em uma loja física atente-se ao procedimento do pagamento, esteja sempre acompanhando o vendedor ou caixa quando este solicitar o cartão e passar a manuseá-lo certifique-se do valor digitado e não se esqueça de solicitar o cartão de volta antes de sair do estabelecimento. Vale lembrar ainda que nesses casos que geralmente se entrega o cartão a outra pessoa para inseri-lo na maquina de cartão nunca coloque a senha colada atrás ainda que tenha dificuldade de memoriza-la, sendo que nesses casos é recomendado colocar a senha em forma de contato telefônico no smartphone adicionando outros números de forma disfarçada.
Dica 4 – Compras pela Internet
Ao realizar compras pela internet, apenas forneça o numero do seu cartão a sites de confiáveis de procedência que utilizam paginas criptografadas, ou seja, que transmite os dados da transação de forma segura, geralmente representada por um pequeno cadeado no inicio da pagina.

Sites com fins maliciosos podem ter programas instalados que capturam sua senha
Por fim acompanhe seu e-mail se foi confirmada com sucesso a compra, faça um “print”, que é uma foto/imagem da tela capturada, e acompanhe na sua fatura.
Dica 5 – Ao utilizar um Caixa eletrônico
Certifique-se sempre de não haver pessoas muito próximas a você a ponto de poder ver as teclas de digitação e os valores na tela. Ao terminar a transação não se esqueça de retirar o cartão e o recibo emitido pelo terminal. Não aceite ajuda de estranhos, somente aceite ajuda de pessoas credenciadas do banco e ainda assim somente após confirmação.
Dica 6 – Cuidados ao confirmar dados por telefone
Pessoas mal intencionadas, fraudadores, podem se usar de artifícios como ligar se passando por representante de uma instituição financeira, ou entidades assistenciais, Ongs, e solicitar dados e senhas do seu cartão, nunca forneça seus dados e suas senha nessa situação, para não ser vitima desse tipo de golpe, pois as instituições geralmente não costumam telefonar e nem enviar cartas pedindo dados pessoais e financeiros.
Dica 07 – Mas se ainda assim você for vitima
Caro leitor, se mesmo tomando os devidos cuidados você, for vitima de alguma fraude através do uso indevido de sua senha em transações comerciais ou bancárias, rapidamente entre em contato com a central de atendimento do cartão e comunique um alerta de fraude e bloqueio imediato do cartão físico, e anote o protocolo de atendimento solicitando ao atendente um comprovante de bloqueio e dirija-se a uma delegacia de policia mais próxima de você ou via internet através do boletim de ocorrência eletrônico informando o extravio ou que você foi vitima de um crime.
Esperamos com este artigo ajuda-lo a manter mais segura sua senha nos procedimentos diários com seu cartão.