Atualmente as boas e velhas cédulas de papel moeda tem mais e mais dado espaço ao pagamento com cartão. No mercado, vários estão disponibilizados aos clientes oferecidos pelos bancos, financeiras, lojas de e-commerce entre outros segmentos.
Aqueles ofertados pelos bancos, que são os mais usuais, geralmente possuem as funções crédito e débito e ai que vem a duvida qual é a melhor escolha para fazer uma compra.
Tanto função crédito, quanto função débito, possuem pontos positivos e negativos, que serão avaliados a depender de seu perfil como consumidor, levando sempre em consideração a situação atual de sua vida financeira.
Então vamos tratar das peculiaridades de cada função e ao final ter uma visão geral que poderá leva-lo a decidir como e quando usar corretamente seu cartão.
Sobre o Cartão de Credito
O Cartão de crédito é uma forma digital de compra, onde se compra em um momento e o pagamento é feito posteriormente em uma fatura ao final do mês em uma data pré-definida, podendo o consumido parcelar a comprar, ou mesmo pagá-la somente no mês seguinte, lembrando a compra parcelada no crediário com carnê , porem de forma digital e sem burocracia,
“quem nunca sonhou em ter um crediário nas Casas Bahia”,
brincadeiras a parte essa modalidade vem perdendo espaço para compras no cartão de crédito pelas facilidades oferecidas, já que dispensa ficar com o boleto físico, ter que ir a loja em muitas das vezes esperar em uma longa fila para efetuar o pagamento, usando o cartão se pago o valor total da fatura e até na data do vencimento é comum que as operadoras de cartões não cobre nada dos clientes alem do valor da fatura, incorrendo em juros apenas no pagamento após o vencimento, por vezes alguns a depender da bandeira, Master Card, Visa, BMG entre outros, poderá a depender da modalidade cobrar anuidade pela utilização do cartão.
Também é possível, na modalidade crédito, gastar o valor máximo do cartão e pagar o Maximo de parcelamento, contudo essa pratica deve ser usada com bastante cuidado, pois os juros girão aproximadamente em torno dos 20%, podendo criar um efeito “bola de neve” tornando depois difícil se livrar dela, fazendo do cliente um potencial inadimplente e ter seu nome negativado.
Sobre o Cartão de Débito
Usar o cartão para debito significa um saque direto na conta, você realiza a compra e automaticamente o dinheiro é sacado de forma digital de sua conta, logo nesse forma de pagamento é necessário ter dinheiro disponível no valor da comprar em conta, devendo-se ter bastante atenção ao saldo disponível, pois muitas instituições financeiras liberam a transação mesmo se que você tenha dinheiro na conta funcionando como uma espécie de empréstimo com juros elevados compensando o restante que faltou para pagar sua comprar, então fique atento caso não queira essa alternativa ativada solicite junto a sua agencia o cancelamento do empréstimo automático. No Débito não há possibilidade de parcelamento, é um cartão geralmente usado por pessoas com planejamento mais moderado, de perfil mais conservador, ou seja, é aquela pessoa que evita gastar mais do que esta disponível em sua conta, que prefere comprar a vista e evita parcelamentos e juros.
Sugestões de uso
Conhecendo as duas modalidades de cartões você deve avaliar seu perfil e ver em qual você melhor se encaixa, mas também deixamos dicas que talvez o ajude a usar tanto um quanto o outro no momento oportuno, pois ambos tem suas vantagens.
Então , se você for fazer compras de valores altos sugerimos que utilize o cartão de crédito já que com ele é possível fazer a compra parcelada , como por exemplo a comprar de eletrodomésticos , pagar a comprar do supermercado, viagem, porem sempre atento ao limite do seu cartão já que quando se parcela considera-se o total da compra no valor do limite e não apenas a parcela do mês como muitos pensam comprometendo assim o limite do seu cartão.
Já para as compras cotidianas do dia-dia, use o cartão de debito, pois com ela é possível visualizar melhor seu cenário financeiro e com isso ter um maior controle evitando gastos desnecessários, pois em tempo real você acompanha os débitos sendo descontados em sua conta, mas para isso você deve ter esse controle adquirindo o hábito de estar verificando seu saldo, ou fazendo anotações e subtraindo os valores que vão sendo retirados quando se efetua as compras.