Olá e ai, já sabe como fazer para se inscrever e receber os benefícios do Auxilio Brasil pelo Cadastro Único?
Nesta postagem explicaremos para você a forma correta de estar fazendo sua inscrição no Auxílio Brasil.
Seguindo os passos a seguir você estará conseguindo receber seu benefício de seiscentos (600) reais.
O interesse das pessoas para se inscrever neste novo auxílio vem crescendo bastante. O novo auxilio substitui o antigo Bolsa Família e também veio
para auxiliar a família brasileira.
Há pouco tempo atrás houve uma mudança no auxílio Brasil.
O valor destinado aos beneficiários passou de quatrocentos (400) reais para seiscentos (600) reais.
A mudança trouxe alterações muito importante.
Nesse sentido para as famílias este auxílio esse aumento foi de grande ajuda.
E isso foi possível apenas fazendo seu cadastro único. E o melhor é saber que tudo isso é feito totalmente de forma online.
Devido a grande procura pelo auxilio aquele candidato que fizer seu cadastro único irá ser colocado em uma fila.
Sendo assim deverá aguardar um tempo até chegar a sua vez de receber seu auxílio Brasil.
Quando chegar sua vez já não será preciso mais esperar outras filas de espera. Ao ser aprovado, você poderá receber os valores mensalmente.
Cadastro Único – Como e quem pode se inscrever
O auxílio Brasil por ser um benefício destinado ao apoio de famílias com dificuldade financeira, é realizada uma filtragem nas pessoas que estarão
ou recebendo o benefício.
A inscrição é aberta a toda população. Contudo para ser aceito é preciso se encaixar em alguns requisitos exigidos.
Dessa forma o primeiro grupo de família que se encaixa no programa são os daquelas com renda mensal de no máximo meio salário mínimo por pessoa.
E será limitado para uma renda de no máximo três salários mínimos mensais por família.
No caso de a família ter feito um cadastro único que seja vinculado a programas sociais, também poderá estar se beneficiando do programa.
Pessoas que não convivem em coletividade, ou seja, sozinhas no lar, também poderão participar do programa. Pois tais pessoas tem previsão e fazem
parte do grupo de famílias unipessoais.
Para finalizar, também são aceitas as pessoas que não tem um lar e se encontram ou vivem em situação de rua.
Dessa forma como podemos perceber este programa procura auxiliar pessoas em uma situação financeira frágil por assim dizer.
Surge então como um suporte para que essas pessoas consigam viver uma vida digna e sair da situação de pobreza e vivam com dignidade.
Imagens /Internet: Auxilio Brasil pelo Cadastro Único
Cadastro Único – Fazendo o Cadastro e a entrevista
Então após ter realizado o seu pré-cadastro, o candidato irá precisar fazer uma entrevista.
Assim no caso de famílias inscritas no cadastro único não será necessário que toda a família se faça presente na entrevista.
Porém é preciso que tenha 16 anos ou mais, CPF em dia e título de eleitor atualizado, qualquer integrante da família pode a representar e dar início
ao processo.
Nesse sentido a pessoa que iniciar o processo será considerada como a responsável familiar, ser maior de idade claro.
Será ela quem receberá o benefício em seu nome.
Dessa maneira será agendado um dia para a entrevista com a pessoa representante.
Na entrevista a pessoa será indagada sobre algumas questões. Estas perguntas são relacionadas a família e seus integrantes. Elas têm a finalidade de
conhecer e ver se o grupo familiar se enquadra no benefício.
Assim podemos citar, por exemplo, onde se encontra a sua residência, bem como são as pessoas de sua família, qual à idade dos integrantes.
Se há na família algum membro que possua uma deficiência, qual a escolaridade desses integrantes.
Também haverá perguntas voltadas às finanças da família, tais como, qual é a renda mensal de cada integrante da família.
Documentos necessário para se cadastrar
Para realizar com sucesso o seu cadastro único serão exigidos alguns documentos.
Não só será exigido para esse cadastro mas também para as outras etapas durante esse processo.
É assim preciso estar com os documentos atualizados e legíveis.
A seguir vamos trazer para você uma lista do que é necessário ter em dia para realizar o cadastro.
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
- Carteira de Trabalho;
- RG (Carteira de Identidade);
- Título de Eleitor;
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
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Como efetivar o seu cadastro
Para efetivar o seu cadastro como dito anteriormente é necessário estar com todos os seus documentos em dia.
Com os documentos mostrados listados anteriormente e verificados você poderá estar fazendo sua inscrição de forma online.
O pré-cadastro pode ser feito através do site ou do aplicativo do cadastro único (CadÚnico). Até o presente momento, todo o processo pode ser feito
através de um computador ou celular.
Dessa maneira após preencher as informações necessárias e apresentar os documentos solicitados, será agendada a data de sua entrevista.
Contudo essa parte do processo já não é feita de forma online, esta será feita de forma presencial.
Então nesta fase do processo, o representante da família deverá ir a um Centro de Referência de Assistência Social em sua cidade. Este é chamado de
“CRAS” e com certeza você já deve conhecer aí na sua cidade.
Ainda além do CRAS, você também poderá estar indo dar seguimento no processo através de um posto de atendimento do cadastro único.