Os sintomas de carência de vitamina D tem como característica desânimo, dores nos ossos e fraqueza muscular, contudo não é apenas isso, também é importante identificar outros sintomas inusitados e você talvez nunca imaginou.
Bom a vitamina D é uma vitamina muito importante no organismo, é responsável por regular os níveis de cálcio e de fosfato no corpo humano.
Tais nutrientes são necessários para a manutenção saudável de ossos, dentes e músculos.
Então a falta de vitamina D pode resultar em complicações sérias de saúde, entre as quais fraqueza muscular, fadiga crônica e até em problemas cognitivos.
Contudo, por vezes é difícil identificar e discernir os sintomas, já que tendem a ser muito sutis e por vezes tão inusitados que é mais fácil atribui-los a um dia cansativo de trabalho.
Os sinais de carência de vitamina D comumente são desânimo, dores nos ossos e fraqueza muscular.
Mas, também há outros sintomas surpreendentes que podem indicar a falta desta vitamina no organismo.
O Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), alerta sobre três sintomas inusitados e surpreendentes que são:
Insônia
O baixo nível de vitamina D podem afetar o sono, o que pode fazer com que se sinta sonolento e cansado durante o dia por ter tido uma noite mal dormida.
O médico Greg Burrell, em nota à publicação Insider, disse: “O défice de vitamina D já foi associado à ocorrência de alterações nos padrões do sono, resultando num sono menos profundo e restaurador. Ocorre ainda uma maior inflamação do nariz e das amígdalas, o que por sua vez pode causar apneia”. Assim ao constatar esse quadro de dificuldades no sono considere ser o déficit dessa vitamina.
Dor nas costas
Se sofre constantemente de dores lombar, pode indicar falta de vitamina D.
Estudos publicado no periódico científico Journal of the American Geriatrics Society , em 2008, informou que após vários estudos de caso que as mulheres com carência da substância têm mais dores nas costas. Contudo, o estudo não identificou o mesmo resultado nos homens, porém não se deve descartar.
Dificuldades na cicatrização de ferimentos
Estudos realizados em 2011 e divulgado no periódico científico “Journal of Dental Research” ficou demonstrados que para os tecidos cicatrizarem mais rapidamente deve haver uma quantidade considerável de vitamina D no corpo, inclusive é muito importante e fundamental após a realização de cirurgias facilitando a recuperação.
Então fica a dica ao perceber tais sintomas, somados a dor nos ossos, fraqueza muscular e desanimo procure um médico para solicitar exames de constatação de níveis de vitamina D para se necessário fazer a reposição.