Abono salarial PIS Pasep 2020-2021.
Começa a ser pago, nesta quinta-feira, 16 de julho de 2020, o abono salarial PIS Pasep 2020 – 2021, para os trabalhadores que não são correntistas dos bancos Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil, já quanto aos correntistas o dinheiro já foi creditado anteriormente.
Trabalhadores do setor privado, os quais têm direito ao PIS, e os trabalhadores do setor público, os quais têm direito ao PASEP, possuem prazo de pagamento baseado no mês de aniversário e número final do benefício, respectivamente.
Dessa forma, os pagamentos começam nesta semana, quinta-feira (16/7/2020), para aqueles nascidos em julho (PIS) ou que tenha benefício com número final “0” (PASEP) e se estenderá até 30 de junho (2021).
Calendário de pagamento PIS PASEP
O cronograma com o calendário de pagamentos do PIS PASEP é baseado na data de nascimento do beneficiado, no caso de primeiro, e no número final da inscrição tratando-se do caso do segundo.
Para um melhor entendimento o PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP, aos servidores públicos.
Confira abaixo o calendário de pagamento PIS:
Calendário de pagamento PASEP:
Valores que poderá receber de PIS PASEP?
Os valores pagos tem variação, começando de R$ 88, podendo chegar ao valor de até R$ 1.045, conforme os meses trabalhados durante o ano de 2019, recebe o valor total apenas quem trabalhou os 12 meses daquele ano.
Para receber o beneficio, o trabalhador deve ter recebido, em média, até no máximo dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias em 2019.
O trabalhador também deve ser inscrito no PIS PASEP há cinco anos ou mais, além de ter os dados cadastrados pelo empregador na Rais, Relação Anual de Informações Sociais.
Se o trabalhador que quer receber o beneficio não tenha seus dados cadastrados no Rais dentro do prazo, é possível receber o benefício.
Contudo caso essa regularização se der até 30 de setembro, o pagamento do benefício estará disponível a partir de 4 de novembro (2020), porem, se for após esse prazo ou seja mais precisamente até 12/6/2021, só receberá o valor baseado no calendário do próximo ano.
E como faço para receber?
O procedimento para realizar o saque do abono do PIS, terá o trabalhador da iniciativa privada dois caminhos:
1- Possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada ,podendo ir, pessoalmente, aos terminais de autoatendimento da Caixa ou casa lotérica.
2- Já no caso de não possuir o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Quanto aos servidores públicos, este, precisam verificar se houve depósito em conta. No caso de não tiver ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.
Mais Informações:
• Caixa Econômica Federal:
o 0800-726-02-07
o www.caixa.gov.br/PIS
• Banco do Brasil
o 0800-729 00 01